Conteúdo Técnico
Quando o muro de arrimo é necessário
![blank](https://cdn.amigoconstrutor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/muro-de-arrimo-destaque.jpg)
Muros de arrimo: quando devemos utilizá-los? Ou melhor: o que é um muro de arrimo e qual é a diferença entre ele e o convencional de divisa de terreno?
Muros, essencialmente, são estruturas que servem para demarcar o terreno, ou seja, para indicar as limitações dele. Podemos dizer que ele é sempre de divisa, mas alguns apresentam funções estruturais diferentes. Veja um exemplo:
O muro abaixo, essencialmente de divisa, não é projetado para absorver esforços de flexão diferentes ou maiores que os de vento.
![blank](https://cdn.amigoconstrutor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagem1.jpg)
Quando falamos de muro de arrimo, precisamos entender que, essencialmente, ele é uma estrutura feita para absorver esforços de flexão provenientes de empuxos de terra, ou seja, sua finalidade é conter a terra do terreno, seja devido a um desnível entre um trecho e outro, seja por necessidade de reaterro em um dos lados.
Eles podem ser de flexão ou de gravidade. O de flexão é feito para resistir ao empuxo de terra por meio da estrutura dimensionada para absorver esforços de flexão. Já o de gravidade é feito para combater o tombamento com o próprio peso.
Os muros de arrimo podem ser de diferentes tipos:
Gabião
![blank](https://cdn.amigoconstrutor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagem2.jpg)
FONTE: https://www.tudoconstrucao.com/muro-de-arrimo-o-que-e-para-que-serve/
Alvenaria
![blank](https://cdn.amigoconstrutor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagem3.jpg)
Concreto armado (moldado in locoou pré-moldado)
![blank](https://cdn.amigoconstrutor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagem4.jpg)
Temos também os muros de concreto com contrafortes (tirantes ou chumbadores), que são elementos que auxiliam na absorção dos esforços de flexão mencionados.
“Tião, afinal, o que são os esforços de flexão que você já comentou aqui?”
Esse tipo de esforço ocorre quando uma força provoca compressão em algumas fibras da peça estrutural e tração em outras. Veja a imagem abaixo para entender melhor:
Então, meu amigo, nesse caso, a força é a pressão exercida pelo solo nas paredes do muro, podendo levar a estrutura a sofrer algumas situações: tombamento, deslizamento e/ou flexão em torno da base.
Agora que já sabemos que o muro de arrimo é feito para absorver esforços provenientes do contato estrutura-solo, fica fácil compreendermos que a utilidade dele é justamente nivelar terrenos com grandes desníveis, ou seja, locais de aclive ou declive, que venham a ter moradias e que, com certeza, vão necessitar desse tipo de obra.
Os exemplos abaixo ilustram a aplicação do muro de arrimo: na primeira imagem, um elemento em alvenaria absorve os esforços de empuxo de terra, de modo a garantir a segurança do pedestre que passa por lá e da edificação que está em desnível em relação à calçada.
Na segunda imagem, a estrutura é feita para prevenir deslizamento interno e externo, ou seja, os muros foram usados para garantir o confinamento da terra nos arredores da obra.
![blank](https://cdn.amigoconstrutor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagem6.jpg)
![blank](https://cdn.amigoconstrutor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagem7.png)
Agora você já sabe: muro de arrimo não é qualquer tipo de elemento de divisa de terreno, requer cuidado e cautela na execução e no seu dimensionamento. Para garantia de segurança, sempre tenha um engenheiro responsável pelo projeto (de acordo com as normas) e por garantir que o idealizado seja executado.
Guilherme Aznar Araújo– Consultoria Técnica InterCement Brasil