Decoração
Revestimento 3D: um jeito inovador de decorar a casa
Já pensou em integrar as paredes à decoração de um ambiente como um todo? Pois saiba que isso é possível, e um dos facilitadores dessa inovação é o revestimento 3D.
Essa técnica supera as pinturas e aplicações de papéis de parede em termos de elegância e modernidade, podendo também ser utilizada no teto.
O que é o revestimento 3D?
O revestimento 3D é uma técnica que cria painéis decorativos tridimensionais, versáteis e criativos. É possível aliar texturas e profundidades, o que traz novas possibilidades para a decoração de um ambiente, inclusive para sua iluminação e acústica.
As matérias-primas utilizadas, na maioria das vezes, são recicláveis. Essa característica do revestimento 3D tem chamado a atenção de muitos clientes preocupados com a sustentabilidade.
Diversos materiais podem ser utilizados nessa composição, entre eles:
- gesso;
- PVC;
- garrafas pet;
- alumínio;
- porcelanato;
- fibras vegetais.
Onde usar e quais as composições possíveis?
O revestimento 3D pode ser utilizado nos mais diversos ambientes: da varanda à sala e do quarto ao banheiro! A principal dica é escolher o material de acordo com o cômodo a ser revestido.
No quarto, a escolha deve ser baseada de acordo com a iluminação: evite placas mais grossas ou com movimentos pouco suaves, especialmente em cômodos que não recebem ampla iluminação natural.
Caso você esteja planejando decorar a parede de uma sala com revestimento 3D, dê preferência à utilização em paredes inteiras para alcançar o destaque ideal. Outra dica é harmonizar com móveis de cores neutras e evitar quadros na parede revestida.
Como é feita a aplicação do revestimento 3D?
A instalação do revestimento 3D é relativamente simples, sendo possível usar cola ou massa corrida. Entretanto, a aplicação ideal envolve a utilização de argamassa, produzida a partir de cimento. Ainda assim, uma boa forma de convencer seu cliente a apostar nessa tendência é explicar que a técnica não faz muita sujeira e que não é necessário quebrar nada!
De toda forma, é sempre importante se preparar adequadamente, pois é a habilidade do profissional que pode garantir a qualidade dos acabamentos, por isso a importância de investir em sua capacitação profissional .
Vale lembrar que a aplicação pode ocorrer sobre paredes de alvenaria ou drywall. Além disso, a superfície também precisa estar nivelada e livre de infiltrações .
Qual a manutenção necessária?
A manutenção simples e econômica é outra grande vantagem do revestimento 3D. Um espanador garante a durabilidade da maioria das peças, entre elas as de PVC, alumínio e fibras vegetais. Para os que se utilizam de porcelanato, um pano úmido com detergente neutro é capaz de manter a decoração tridimensional com a qualidade ideal por muito tempo.
Inovador, sustentável, moderno, de fácil manutenção e, ainda por cima, econômico. São várias as vantagens do revestimento 3D e, sem dúvida, elas explicam por que a técnica tem se tornado cada vez mais uma tendência.
Quer saber ainda mais sobre revestimentos e se aprofundar nesse tópico para oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes? Clique aqui e acesse o e-book exclusivo que produzimos sobre o assunto.