Conteúdo Técnico
Tipos de fundação – Parte II
Na primeira parte do artigo sobre Tipos de Fundação, falamos sobre fundações rasas e suas principais características. Hoje falaremos sobre os principais tipos de fundações profundas. Como existem diversos tipos, trataremos deste assunto em dois posts, tudo bem?
Tipos de fundação: Tubulões
Elemento de fundação profunda cujas cargas são resistidas preponderantemente pela ponta. Neste tipo de fundação, é necessário o trabalho manual ao menos para realizar o alargamento da base ou limpeza do fundo. Podem ser executados a céu aberto (acima do nível do lençol freático) ou a ar comprimido (abaixo do nível do lençol freático, sob necessidade de acrescentar ar comprimido para permitir a execução das escavações. A execução é perigosa para os operários).
Tipos de fundação: Estacas
São elementos de fundação executados inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem necessidade de trabalho manual em profundidade. Podem ser pré-moldadas ou moldadas in loco. Conheceremos as estacas moldadas in loco no próximo post do blog.
I. Estacas pré-moldadas em concreto: chegam prontas à obra, sendo cravadas por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do método para cravar a estaca deve ser feita considerando a dimensão da estaca, as condições do solo em questão e o do solo vizinho, além das características do projeto. Sua cravação costuma causar grandes vibrações no solo, e as emendas são de difícil execução.
II. Estacas metálicas: recebem o mesmo processo de cravação das estacas pré-moldadas em concreto, porém podem atingir maior profundidade, pois as emendas são executadas com maior facilidade. Normalmente são perfis ou trilhos e costumam ser protegidos com pinturas especiais.
III. Estacas de madeira: são geralmente compostas por troncos de árvores e cravadas com uso de bate-estacas. Sua utilização é comum para obras provisórias, mas em caso de obras permanentes, elas precisam de um tratamento contra ataques de fungos, bactérias e outros organismos que possam deteriorá-las. Seu comprimento é limitado em 12 m.
IV. Estaca de reação (ou estaca mega): estaca de concreto ou metálica introduzida no solo com uso de macaco hidráulico reagindo contra uma estrutura já existente ou criada para esta finalidade.
A segunda parte da série Tipos de Fundação acaba aqui. Esperamos que você tenha gostado! No próximo e último post da série, continuaremos a falar sobre fundações profundas. Até lá!
Mariana Ribeiro – Consultoria Técnica InterCement Brasil